OTICS CENTRO

Rua Evaristo da Veiga, 16 - 2° Andar - Centro
Tel: 2220-2114

VISITANTES ONLINE

Prefeitura inaugura Nave do Conhecimento Santiago Andrade



O Prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, inauguram, nesta manhã, a Nave do Conhecimento de Triagem, na Zona Norte do Rio. Com três mil metros quadrados, o espaço comunitário de alta tecnologia será o centro de gestão do programa “Rio Digital 15 Minutos” e vai se chamar Santiago Ilídio Andrade, cinegrafista morto no início do ano, após ser atingido na cabeça por um rojão, durante a cobertura de uma manifestação no Centro do Rio.
A Nave do Conhecimento de Triagem está instalada em um antigo prédio da Light, situado no Condomínio Bairro Carioca, construído recentemente pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal no Programa “Minha Casa, Minha Vida” para o reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco em toda a cidade. Na Nave, além dos moradores terem acesso, gratuitamente, a equipamentos de alta tecnologia e internet banda larga, serão realizados vários cursos na área de TI e onde vão funcionar projeto de startups e o espaço de formaçãoTerceiro Milênio, com laboratórios de robótica educacional, realidade aumentada, realidade virtual, aprendizagem invertida, mobilidade e educação, games, edição de vídeo e animação 2D e 3D, computação em Nuvem, entre outros.
 Coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT), o programa “Rio Digital 15 Minutos” conta atualmente com oito Naves em funcionamento: Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão) e, agora, Triagem. Em um ano e meio de existência, os números refletem o sucesso das Naves do Conhecimento junto à população: São mais de 1 milhão de visitas (março/2014), com o cadastro digital de mais de 84 mil pessoas, aproximadamente, com mais de 6.900 alunos diplomados em seus cursos.
 Um dos principais objetivos do “Rio Digital 15 Minutos” é a constituição de uma rede de conhecimento visando garantir aos cariocas o que existe de mais avançado em termos de cultura digital nas áreas de educação, entretenimento, serviços e formação profissional. Pretende ainda facilitar a melhor integração entre as comunidades e os serviços públicos prestados na região, funcionando, inclusive, aos finais de semana. Atualmente, são ministrados mais de 12 cursos nestes locais, que vão desde “Alfabetização Digital” a web design e programação de computadores.













Fonte / texto: pracadoconhecimento.org.br
Fotos: OTICS Centro


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário